O que é uma exortação

Comentário sobre este artigo

O que é exortação? É algo que precisamos? É algo que devemos dar aos outros?

As traduções Inglesas da Bíblia usam as palavras exortação e exortar. Uma definição de dicionário de “exortação” é “um discurso ou comunicação instando enfaticamente alguém a fazer algo”. Essa palavra refere-se ao ato de exortar, incitar ou aconselhar — exortar alguém a adotar algum curso de conduta ou ação, ou tentar persuadir alguém a fazer algo.

Estudantes sérios da Bíblia sabem que há muitas coisas que aqueles que desejam seguir os ensinamentos de Jesus Cristo são instruídos a fazer. Eles devem amar a Deus com todas as suas forças, amar o próximo como a si mesmos e estudar a palavra de Deus diariamente. Eles devem se esforçar para obedecer aos Seus mandamentos, orar pela Obra de Deus, orar uns pelos outros e cuidar dos órfãos e das viúvas em seus problemas. Eles devem ser luzes e exemplos para o mundo, buscar o Reino de Deus e a justiça, amar e orar por seus inimigos, evitar a corrupção e muitas outras coisas.

Se buscamos todas estas coisas, precisamos de exortação. Nós, como seres humanos, precisamos ser motivados a fazer o que Deus espera que façamos, por isso a Bíblia está repleta de exortações. Um exemplo está em Jeremias 11. Jeremias foi um profeta de Deus que transmitiu a mensagem de Deus a Judá antes, durante e depois da queda e cativeiro de Judá na Babilônia. Deus ordenou a Jeremias: “Apregoa todas estas palavras nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, dizendo: Ouvi as palavras deste concerto e cumpri-as.  Porque, deveras, protestei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, até ao dia de hoje, madrugando, e protestando, e dizendo: Dai ouvidos à minha voz” (vv. 6–7).

O Senhor e Seus juízes e profetas, bem como Seus discípulos e apóstolos posteriores, deram muitas exortações. O Evangelho de Lucas 3 registra um exemplo de João Batista exortando as multidões: “E assim admoestando-os, muitas outras coisas também anunciava ao povo” (v. 18).

Os servos de Deus hoje ainda estão exortando a Igreja e o mundo pregando o Evangelho da vinda do Reino de Deus e revelando o significado das profecias da Bíblia sobre o fim dos tempos.

Todos nós precisamos da exortação de Deus. Devemos dar exortação aos outros? Em Hebreus 3, somos exortados: “Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo.  Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias” (vv. 12–13). Isso é repetido em Hebreus 10, onde o Apóstolo Paulo continua suas exortações: “E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras,  não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia” (vv. 24–25).

O “Dia” a que se refere é o Dia do Senhor e seus eventos profetizados do fim dos tempos. Você o vê se aproximando? Se você assiste ao noticiário mundial e está familiarizado com as exortações da Bíblia sobre os eventos proféticos, você vê o Dia do Senhor se aproximando diante de seus olhos. Observamos as pessoas nas nações ocidentais tornando-se cada vez mais semelhantes às dos dias de Noé e cada vez mais semelhantes a Sodoma e Gomorra — e vemos que o regresso de Jesus Cristo está cada vez mais próximo, dia após dia.

Você pode achar úteis os seguintes artigos: “Devemos Clamar Alto e Não Poupar” e “O Dia do Senhor: O Que É?” Além disso, não deixe de conferir os guias de estudo gratuitos Armagedom e Além, Você Crê no Verdadeiro Evangelho? e Quatorze Sinais Anunciando a Volta de Cristo.