Música de louvor na bíblia - cantando a “canção eterna”

Comentário sobre este artigo

As pessoas que amam a Bíblia sabem que muitas de suas escrituras, de Gênesis a Apocalipse, fazem referência a músicas e canções. Louvar a Deus na música é uma maneira bonita e agradável de expressar amor, adoração e gratidão, juntamente com a emoção apropriada, a Deus Pai - e às vezes pode até ser uma maneira saudável de expressar mágoa e tristeza.

A Bíblia mostra claramente a importância de cantar louvores a Deus através de muitos exemplos e histórias. De fato, o livro dos Salmos, o livro mais longo da Bíblia, é composto por dezenas de canções. O tema central do cântico bíblico é o louvor e adoração a Deus. Poderíamos chamar louvor a Deus a “canção eterna”, porque continua a ser cantada hoje, e será cantada para sempre.

A palavra “cantar” aparece pela primeira vez na Bíblia logo depois que Deus conduz Moisés e os israelitas pelo Mar Vermelho, salvando-os drasticamente dos perseguidores Egípcios (Êxodo 15: 1). O momento de fuga da escravidão Egípcia foi o que os Israelitas passaram centenas de anos esperando e orando. Enquanto eles estavam ao lado do Mar Vermelho depois que engoliu o faraó e o poderoso exército Egípcio, percebendo que finalmente estavam livres, o que eles fizeram? Eles louvaram a Deus cantando. Eles cantaram a música de Moisés, a primeira música gravada na Bíblia, que fazia parte da " canção eterna".

Aqui estão algumas das palavras inspiradoras e comoventes dessa música, gravadas em Êxodo 15:

  • "Cantarei ao Senhor, porque Ele triunfou gloriosamente!"
  • “O Senhor é a minha força e o meu cântico, e Ele se tornou minha salvação; Ele é meu Deus, e eu o louvarei ......
  • "O Senhor reinará para todo o sempre." 

Que palavras significativas! Depois de cantar a Canção de Moisés, algumas das mulheres cantaram a "Canção de Miriam" - e dançaram. É difícil imaginar a incrível sensação de liberdade e apreciação que eles experimentaram naquele momento, finalmente sendo libertados da escravidão após muitas gerações de escravidão no Egito.

Esse é um exemplo de pessoas cantando parte da "canção eterna" para Deus. Muitos outros cantaram parte dela também, incluindo Débora, Salomão, Asafe, Josafá e Davi.

É fascinante que o cântico de Moisés também seja cantado no futuro pelos santos (Apocalipse 15: 2–4)! Mas eles não cantam apenas o cântico de Moisés. Eles também vão cantar outra música - a Canção do Cordeiro.

Se as canções que os Israelitas cantaram após serem entregues pelo Mar Vermelho foram cheias de emoção e pura alegria, quanto mais os cânticos transbordarão com gratidão tão intensa depois que os cantores obtiverem a vitória final e a vida eterna! Imagine o que os cantores sentirão ao cantar estas palavras após a Segunda Vinda: “Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Senhor, Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos santos!  Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? (Revelação 15: 3-4).

Com a ajuda da força de Deus e através de Sua misericórdia, talvez você possa ser um desses cantores.

Os cristãos de hoje que amam a Deus e a Jesus Cristo, apreciando-Os por serem extremamente bons conosco, devem ansiar por se juntar à “canção eterna”, a canção de louvor que continuará sendo cantada para sempre. Como o salmista escreveu no Salmo 104: 33: “Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto existir.” Afinal, Deus é a nossa força, Ele é a nossa salvação e Ele é a nossa canção (Salmo 118: 14).

Se você achou este artigo interessante, não deixe de conferir os outros materiais disponíveis gratuitamente aqui no MundoDeAmanha.org, incluindo uma assinatura da revista O Mundo De Amanha e sua própria cópia do guia de estudo O Mundo À Frente: Como Será?